Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Verdades e Mentiras sobre as unhas!

Oii meninaas!


Quem aí não morre de vontade de ter unhas grandes, fortes e lindas? Sinceramente acho que todaas NÓS !  Por isso, vai aí alguns esclarecimentos sobre unhas.

Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que fiquem mais fortes ou cresçam mais rápido?
Mentira, cortar ou lixar não influi em nada o crescimento ou a resistência das unhas já que isso não interfere com a matriz da unha, que é a responsável pela sua formação.

Gelatina deixa as unhas fortes?
Mentira, nenhum estudo nunca conseguiu provar isso. Bom mesmo, segundo os dermatologistas, é completar a alimentação com leite e derivados, vegetais de folhas verde-escuras, cereais, pães e ovos, alimentos ricos em vitamina B-2. Uma alimentação equilibrada e bem colorida é meio caminho andado para ter unhas fortes.

Faz mal tirar a cutícula?
Sim. A falta de cutícula deixa a unha mais exposta à entrada de fungos e bactérias. É melhor só afastar o excesso de pele.

Esmaltes escuros fortalecem as unhas?
Mentira. A qualidade do esmalte não está na cor e sim em substâncias que eles podem conter. Escolha um produto com formol ou timol, que deixa as unhas mais duras. Com esmaltes coloridos, as mulheres tomam mais cuidados para não estragar e talvez, por isso, exista esta sensação de que a cor ajuda a fortalecer as unhas.

Óleo de cravo e casco de cavalo deixam as unhas mais fortes?
Sim, esses produtos ajudam a fortalecer as unhas, assim como bases fortalecedoras formuladas por dermatologistas, com carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino na composição. Mas se os resultados não aparecerem, não insista e investigue: pode ter alguma coisa errada no seu organismo.

As unhas quebram mais no verão?
Mentira. O que acontece é que as unhas ficam mais úmidas nessa época, dando a impressão de estarem moles e frágeis. Se fosse assim, só teríamos lançamentos de coleção primavera, pulariam a coleção verão!

As unhas devem ficar alguns dias sem esmalte para poderem respirar ?
 Imaginem só: você com esmalte há 6 dias, aí quando vai passar o removedor repara que suas unhas estão roxinhas, cianóticas, com falta de ar! As unhas não respiram, mas ressecam com o excesso de esmaltes. Elas são feitas de queratina, uma proteína fibrosa, a mesma proteína que está presente nos cabelos. Uma vez que a unha nasce e cresce se pode dizer que é praticamente morta, tal como os cabelos: por isso quando cortamos as unhas ou os cabelos não dói! O ideal é que se fique uma semana sem esmaltes e se associe à pausa o uso de cremes hidratantes específicos para as unhas. Outra alternativa é ficar uma noite por semana sem o esmalte.

Ps: Unhas que não crescem, quebram o tempo todo ou descamam nas pontas muitas vezes estão relacionadas ao uso de produtos muito fortes, como detergentes ou solventes, então use luvas, se no caso você for lavar a louça. Se esse não é o seu caso, fique atenta à alimentação: unhas fracas podem denunciar falta de proteínas, vitaminas ou sais minerais, anemia e até desnutrição. Por isso alimentação é essencial na saúde das unhas.


                                                                                                                                             Beijo, Jujuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário